"Passo a passo", a obra aproxima profissionais e a realidade de aprendizes, sob o plano das dificuldades na leitura e escrita; sem se esquecer de considerar a interferência destes distúrbios no desenvolvimento das crianças em outras atividades cotidianas. Renata Savasta R. Jardini coloca em cheque o oceano de informações que pais, professores e profissionais da saúde recebem, e que, por vezes, acaba inibindo o passo correto. Antes de tudo, e para anular esta desinformação, a autora alerta que os envolvidos devem se preocupar em facilitar a alfabetização. E é nesta proposta que o livro caminha. Bebendo do Método das Boquinhas, a obra busca um processo simples, prático e eficiente de alfabetização. A capa esconde, nos primeiros capítulos, o enfoque fonológico e fonético do desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Na sequência, ocorre a distinção entre dificuldade e distúrbio de aprendizagem. A disfunção pode, por vezes, ser interpretada de maneira generalista e, por isso, Renata Jardini se preocupa em definir e classificar as diferentes patologias relacionadas ao processo de aquisição do conhecimento. A autora elenca sintomas, situações recorrentes nos núcleos escolar e familiar e propõe exercícios e atendimentos com ferramentas capazes de se adaptar à investigação e ao estímulo pertinentes. Para transportar o leitor ao universo prático, intrínseco ao teórico, a obra apresenta estudos de casos reais sobre o desenvolvimento lingüístico, de maneira minuciosa. A leitura torna-se fácil e organizada através de análises, comentários, base teórica, soluções e pela divisão das disfunções em 5 níveis, que auxilia na compreensão e na forma pontual de intervenção. "Passo a Passo" inocula em suas páginas uma infinidade de situações encontradas em salas de aula e projeta soluções que tornam a obra basilar aos profissionais e leigos imersos no cenário educacional.