Este livro é fruto de um trabalho coletivo de diferentes participantes do Programa Escola Ativa em Santa Catarina, que objetivou estudar, sistematizar, planejar e implementar políticas e práticas educacionais para a valorização e qualificação das escolas multisseriadas do estado de SC. É possível verificar nesta coletânea preocupações e visões compartilhadas entre os/as autores/autoras acerca do sentido das escolas multisseriadas que povoam os contextos rurais do estado catarinense e do Brasil. Ou seja, de um lado, as escolas e classes multisseriadas, em razão das distâncias que caracterizam os espaços rurais, foram e continuam sendo uma necessidade que se impõe como estratégia para atender as famílias de comunidades rurais no seu direito à educação. Essa estratégia, entretanto, via de regra, não é seguida dos recursos necessários para se fazer uma educação de qualidade nem recursos materiais, nem tampouco de formação pedagógica. Este livro, na primeira parte apresenta dados que denunciam a precariedade e a desigualdade presentes especialmente nas escolas públicas do campo. De outro lado, ao se problematizar a realidade das escolas multisseriadas nos contextos rurais e, principalmente, sistematizar e planejar suas práticas pedagógicas, é possível reconhecer as possibilidades que elas nos oferecem de avançar na perspectiva da escola que almejamos.