Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, entre outras. São, portanto, temas atuais, advindos de pesquisas que procuraram relacionar a avaliação à formação de professores, com um olhar mais crítico e relevante sobre uma prática que, teimosamente, insiste em se perpetuar na sua forma tradicional nas salas de aula, causando grandes prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem. Foi com esta intenção que os autores foram motivados a escrever. Como profissionais da educação que somos, entendemos que a garantia da igualdade de condições e oportunidades supõe, necessariamente, compromisso com o social, com o coletivo. Por esse motivo, e sem a pretensão de resolver o problema da avaliação escolar e da formação de professores, colocamos à disposição dos leitores estes textos, esperando contribuir com o debate e a crítica, objetivando a formação científica e cultural de professores, alunos e demais interessados, rumo a uma nova prática avaliativa.