Os educadores deparam-se, hoje, com uma nova realidade: a Lei nº 9394 de 20.12.1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os autores deste livro reconhecem alguns rasgos de avanços no texto da lei, mas ddenunciam o seu anacronismo perante o contexto contemporâneo da sociedade do conhecimento e da revolução tecnológica. Apesar do anacronismo da LDB, foi a maturidade educacional dos autores e a flexibilidade própria dessa lei que permitiram que se traduzisse nesta obra a exeqüibilidade de vários de seus dispositivos a partir da lógica dos interesses da maioria da população, lógica que quase sempre não corresponde à do poder público, responsável pelas políticas educacionais e por grande parte dos retrocessos na educação. Esta obra estimula os leitores a identificarem avanços e lacunas da lei e propõe aos educadores brasileiros, que atentem para esse momento em que decretos, portarias e pareceres do poder instituído regulamentando a lei possam golpear, uma vez mais, o que restou do projeto de LDB 1258-C. Ele foi apresentado pela Câmara Federal ao Senado da República e defendido por educadores que lutam por uma sociedade brasileira mais moderna, cada vez mais democrática, igualitária e palmilhada pela ética da solidariedade e pela justiça social."