A formação para o exercício profissional docente exige transformações permanentes e essenciais por parte das Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, torna-se imperiosa a formulação de novos paradigmas de formação e do papel de cada instituição envolvida, de modo que, sintonizada com uma discussão coletiva e envolvendo os vários agentes da área acadêmica e administrativa, possa se assumir uma atitude proativa, alargando, aprofundando e atualizando os campos dos saberes e de seus modos de atuação e produção de significados e conhecimentos. Essas considerações conduzem à necessidade de a docência ser estabelecida como profissão, e isso já se constitui reivindicação de movimentos em nível nacional e internacional. A RIDES - Rede Inter-Regional N-Ne-Co sobre Docência na Educação Superior - nasce dessas preocupações e se configura como uma rede de pesquisadores brasileiros, notadamente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que trabalham com a temática e desenvolvem experiências referentes à melhoria das condições de desenvolvimento profissional do(a) docente da Educação Superior. O presente livro, Profissão Docente na Educação Superior, é resultado dos estudos e pesquisas dos pesquisadores que compuseram o terceiro encontro da RIDES, ocorrido em Salvador, Bahia, no ano de 2011. Está dividido em duas partes (Profissionalidade docente e identidade profissional na Parte I, e Trabalho docente na Educação Superior, abrindo a Parte II), e apresenta um conjunto de pesquisas realizadas na área da docência na/para a Educação Superior, com reflexões que, esperamos, possam contribuir para o debate necessário em cada temática e servir de interlocução com a produção já existente na área.