Os autores, professores militantes há mais de 20 anos na vida acadêmica, decidiram contribuir com o leitor apresentando uma obra cuja proposta se diferencia das existentes no mercado, com muito mais didática, no intuito de demonstrar uma maneira mais fácil de superar e desmistificar o aprendizado de matemática. A metodologia foi baseada em um conjunto mínimo de conceitos necessários para que o leitor possa compreender e aplicar a matemática em seu dia a dia profissional ou acadêmico. Percebemos que tanto o professor de matemática quanto os profissionais que a utilizam, precisam de conhecimentos, informações e mecanismos mais práticos para a aprendizagem dessa ciência. No primeiro capítulo, abordam-se os conceitos de álgebra, considerados básicos na elaboração de uma estrutura de aprendizagem. No segundo, é apresentado um estudo mínimo de conceitos que auxiliam no entendimento e aplicação das funções polinomiais. Aqui o leitor recordará tudo sobre as funções: lineares, econômicas, exponencial, logarítmica, modular ou valor absoluto e função quadrática. O terceiro capítulo vai envolver o leitor com o estudo de cálculo superior, aprendendo teorias e desenvolvendo exercícios sobre limites, derivadas e integrais. Para concluir, no Capítulo 4, o leitor terá acesso aos principais conceitos e funções utilizadas como ferramenta gerencial em planejamento, controle e acompanhamento no dia a dia de um profissional. A linguagem utilizada neste trabalho é acessível. Isso se deve ao desejo de atender as necessidades básicas de todos os interessados nessa área. Para reforçar essa ideia são propostos exercícios resolvidos e comentados e ao final de cada capítulo há uma série de exercícios para treinamento do leitor.