É sabido que, à medida que o tempo vai passando, os anseios da sociedade aumentam. Dessa forma, a administração pública, por meio de seus representantes legais, deve focar o atendimento às necessidades de sua população, devendo criar mecanismos adequados não só para buscar a participação da população nas contratações públicas, como também para procurar capacitar aqueles representantes da sociedade que demonstrem interesse em colaborar na sua cidade, de forma a otimizar os recursos públicos. Para tanto se faz necessário que o gestor público produza e repasse à sociedade informações das contratações públicas, a fim de despertar nela o interesse em participar de forma contínua dos procedimentos de compras públicas. Para a otimização desses resultados é recomendável a criação, tanto dentro como fora da administração pública, de canais institucionais para facilitar e estimular a participação ativa e contínua da sociedade, dos empreendedores nos processos de compras, como, por exemplo, a utilização de vinculação em jornais, rádios, panfletagem outdoor etc. Este livro busca, como primeiro propósito, oferecer informações à sociedade brasileira de como acontece, no Brasil, as compras na Administração Pública, seja nos municípios, estados, no Distrito Federal e no Governo Federal, bem como na administração pública indireta. O texto pretende oferecer aos administradores dos recursos públicos da Administração Pública, em especial aos atores públicos envolvidos nas compras públicas, balizados na legislação vigente, subsídios para contribuir nas ações do dia a dia de forma objetiva e clara. Obra recomendada para: - atores sociais e "contribuinte", que buscam conhecer ainda mais como acontece as compras públicas no Brasil; - atores públicos envolvidos nas compras públicas, que buscam, de forma transparente, apresentar à sociedade a forma com que vêm utilizando os recursos financeiros de propriedade da sociedade; - profissionais do ensino, que buscam construir cada vez mais com o saber voltado para a legalidade dos processos de compras no Brasil; e - empreendedores que buscam cada vez mais melhorar a performance de vendas de sua empresa. Leitura complementar para as disciplinas Finanças e Contabilidade Pública I e II), Finanças Públicas, Gestão de finanças Públicas, Administração Pública, Administração Municipal, Administração Municipal do curso de Ciências Contábeis, bem como Licitações e contratos administrativos, do curso de Direito.