Este terceiro volume da série Educação para a Ciência, Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente, é resultado do esforço coletivo de alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp - Campus Bauru. A coletânea de artigos, reunida nesta obra, dá forma e conteúdo à área de concentração em Ensino de Ciências do novo Programa da Unidade Universitária, em funcionamento desde 1997. O livro aborda a formação inicial de professores de Ciências e seus desafios mais comuns; os problemas que envolvem a prática pedagógica de educadores no ensino de Biologia e cidadania; as atitudes e desenvolvimento moral nas controvérsias relacionadas à ética no ensino de Ciências; a história da Ciência e as concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atração gravitacional; a utilização de metodologias alternativas: o método investigativo e a aprendizagem de Química; as medidas no ensino de Ciências, com estudo em sala de aula com temas transversais; leitura de texto paradidático sobre energia e meio ambiente e análise de pesquisa; o ensino de Física e os portadores de deficiência visual: aspectos observacionais não-visuais de questões ligadas ao repouso e ao movimento dos objetos e o ensino de Ciências na 5a e 6a séries do Ensino Fundamental.