A história das ideias educacionais na Antiguidade oriental consistiu no objeto de pesquisa desta produção. A atividade educativa antiga, mesmo se tratando de experiências pedagógicas distantes, traz expressivos pontos de contato com as sociedades ocidentais e, consequentemente, com influências significativas para a experiência pedagógica dos dias atuais. É preciso considerar, a priori, que a história da pedagogia moderna, como um conjunto sistematizado de ideias que envolvem o aprendizado humano, naturalmente não se explica e se justifica em si sem que se busquem suas raízes no mundo antigo, com seus valores, suas características e suas particularidades. Assim, a finalidade geral que norteia o livro consiste principalmente em sistematizar as ideias pedagógicas sobre a educação oriental das civilizações: o Egito, a China, a Índia, a Pérsia e Israel, verificando características comuns e particularidades de cada cultura, bem como, expondo as obras escritas dos sábios/pedagogos de cada povo e em períodos e épocas diversificadas. Por essa finalidade, pode-se classificar o trabalho como uma história das ideias pedagógicas e uma filosofia da história dessas ideias, práticas e experiências pedagógicas dos educadores do Antigo Oriente. Isso significa, porquanto, que há uma ênfase nas ideias educacionais dos Mestres daqueles vários povos, que serviram de base doutrinal àquela experiência educativa com seus valores e padrões culturais transmitidos pela tradição. Ademais, significa ainda que tais ideias e práticas pedagógicas são analisadas e comentadas pelo prisma da filosofia da educação ou de uma reflexão sobre a atividade pedagógica dos educadores antigos.