O impulso inicial para escrita deste livro nasce da imensa paixão que Irani Cippiciani nutre pela cultura indiana em toda sua complexidade, extensão e pela influência que ela exerceu em sua formação de atriz, bailarina e professora; aliada a convicção de que toda esta experiência possa ser compartilhada com outros artistas em favor do enriquecimento de seus processos de treinamento e produção artística, sem a pretensão de criar modelos ou manuais de exercícios a serem seguidos. O que interessa para a autora é despertar a atenção para as possibilidades expressivas inerentes à técnica apresentada, deixando ao leitor cuidadoso a responsabilidade de transpô-la ao seu universo corporal, poético, imagético, sensível e expressivo. O ponto de partida para esta investigação vem do Natyasastra, o mais importante tratado hindu sobre a ¿ciência do gesto e da representação¿ e possui duas vertentes: uma teórica e outra prática. A ampla fundamentação teórica dos dois primeiros capítulos visa dar acesso ao arcabouço conceitual que estrutura as diversas manifestações cênicas indianas. A maior parte destes conteúdos não pode ser encontrada em língua portuguesa, daí a opção rigorosa por manter as nomenclaturas originais em sânscrito e não se limitar à exposição superficial dos conceitos. A relevância dos conteúdos e a ínfima bibliografia em português, sem dúvida, justificarão as possíveis dificuldades encontradas diante de tantos termos estrangeiros. Pensando no leitor, um glossário foi criado com a função de minimizar essas dificuldades e fazer fluir a leitura.