Os trabalhos de Piaget revolucionaram, ao seu tempo, tudo o que se sabia acerca da criança, particularmente no domínio do desenvolvimento da inteligência. Posteriormente, os investigadores que prosseguiram trabalho nesta área tiveram oportunidade de avaliar a validade e os limites das teorias piagetianas. Pelo que é pertinente fazer um balanço actualizado sobre estes trabalhos, mesmo se dificilmente algum deles atinge a pertinência e a dimensão da perspectiva de Piaget. Esta obra de David Cohen tem por objectivo elaborar de forma muito atenta essa mesma actualização, reforçando assim a sua perspectiva crítica. Na realidade, os trabalhos anglo-saxónicos e alguns de língua francesa recentemente, dos últimos anos, permitem observar melhor aquilo que nas condições experimentais e nos pressupostos adoptados pelo psicólogo suíço puderam limitar, em certos casos, a projecção das suas descobertas. É ainda apaixonante constatar que as capacidades parcelares das crianças, nos diversos estádios do seu desenvolvimento, parecem ser bastante superiores àquelas que o próprio Piaget lhes atribuía. As conclusões a que Cohen chega interessarão sobretudo a todos aqueles que procuram compreender melhor a realidade complexa das crianças. Esta é uma obra dedicada especialmente a professores e educadores que saberão apreciar as consequências pedagógicas da relativização dos estádios de desenvolvimento, sem perder de vista a perspectiva epigenética de Piaget. DAVID COHEN, jornalista e cineasta britânico, é autor de diversas obras na área da psicologia.