Este livro reúne alguns dos mais destacados professores e pesquisadores em Comunicação do Brasil. Os organizadores buscaram cobrir todos os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área de Comunicação Social e convidaram profissionais com larga experiência acadêmica e no mercado profissional para produzirem capítulos específicos sobre cada tema. Acostumados a ensinar metodologia, orientar e produzir os trabalhos acadêmicos, ao autores apresentam textos didáticos sobre os métodos e técnicas de pesquisas mais utilizadas em Comunicação Social - principalmente em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, seja em cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, seja no mercado profissional. A obra contribui para o amadurecimento científico de campo, sem descuidar dos aspectos filosóficos. Assim, os capítulos de 1 a 3 têm o objetivo de situar o leitor no contexto da discussão filosófica e epistemológica acerca da relação entre ciência e método científico. Já os textos contidos nos capítulos de 4 a 23 apresentam os diversos procedimentos metodológicos, com uma abordagem direcionada às diversas áreas da Comunicação Social.