O livro, com 145 imagens de móveis da artista carioca, analisa a contribuição de suas obras para o design nacional. Nelas, Claudia Moreila Salles harmoniza a racionalidade das suas linhas com o calor das madeiras brasileiras. As fotos de peças como os bancos Dueto (1991), a mesa Fresta (2001) e a cadeira Quase Mínima (2004) são assinadas por Andrés Otero, Claudia Jaguaribe, Cristiano Mascaro, Romulo Fialdini e Tuca Reinés. A edição traz ainda desenhos da própria Claudia, que ajudam a desvendar o seu processo criativo. O texto de Adélia Borges reconstitui as influências da designer. Para ela, trata-se de um “trabalho silencioso, cujas qualidades de constância e densidade o tempo só nos ajuda a melhor usufruir”. O prefácio de Sergio Rodrigues, outro grande nome do mobiliário brasileiro, define a obra de Claudia como um design com cara de Brasil. Ele afirma que “colocaria sua sensibilidade, cultura, criatividade e ojeriza a tendências e modismos ao nível das grandes damas do design mundial”.