Ultranormal é o primeiro livro dedicado à obra da artista plástica brasileira Ana Linnemann. Encontram-se aí as séries produzidas por ela de 1994 até 2012. Além das obras, completam edição dos textos de Moacir dos Anjos e Roberto Conduru. O trabalho de Ana Linnemann pode ser pensado, como apontam os críticos, a partir de uma temática central: o deslocamento do comum. Colocando objetos banais em situações inusitadas, Ana Linnemann mostra como pequenas alterações permitem pôr em dúvida o que sempre pareceu óbvio e natural. Em O mundo como uma laranja, por exemplo, objetos comuns, como baldes, vassouras, xícaras, e tênis são descascados como frutas, fatiados ou cortados em espiral. Na série Os invisíveis, objetos aparentemente inanimados -vasos, frutas, uma garrafa de Coca-cola e até mesmo um coqueiro - realizam movimentos bruscos inesperados. Sutil e discreta, a "performance" coloca o espectador em estado de alerta. Bead Beat (Contas & quiques), trabalho apresentado em 2007 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, apresenta-nos uma orquestra de cordões de pérolas que, comandada digitalmente, "tocava" contra as vidraças do prédio. Cartoon constitui-se, por sua vez, como um grande resumo do trabalho de Ana Linnemann: um extenso conjunto de prateleiras que permite percorrer as diversas séries produzidas por ela.