A aquisição de uma visão ampla sobre o processo de ensino-aprendizagem, sobre as diferenças entre os alunos, entre seus saberes e culturas constitui uma das principais bases do trabalho docente. Nos últimos anos, o paradigma de uma Educação Para Todos amplifica e incrementa essas reflexões e pesquisas sobre as diferenças encontradas no âmbito escolar. A temática Inclusão e a Acessibilidade torna-se palco para crescentes debates. As análises contidas em Inclusão e Acessibilidade: algumas perspectivas, são o resultado das pesquisas e reflexões apresentadas em um dos Seminários promovidos pelo departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati. Neste evento além das ponderações sobre as diferenças (sejam elas quais forem: sociais, culturais físicas, cognitivas, sensoriais...) possibilitou-se conhecer aplicações práticas de alguns municípios de nosso país, bem como da experiência internacional do município de São Tomé de Negrelos, no distrito do Porto em Portugal, através do idealizador e um dos fundadores da Escola da Ponte, o professor José Pacheco. Este livro traz então, conhecimentos e reflexões que servirão não só para professores pesquisadores, mas para todos os envolvidos no processo de construção de uma escola e de uma sociedade mais justas, que permitam de fato a todos os indivíduos a participação efetiva nas várias dimensões de seu ambiente, em igualdade de direitos e deveres