Este livro oferece ao leitor uma coletânea de artigos que analisam, sob diferentes perspectivas, uma única fonte histórica: o Boletim Vida Escolar, publicado pelo Grupo Escolar de Lavras, entre 1907 e 1908, em Minas Gerais. O objetivo é mostrar, principalmente para pesquisadores (estudantes e professores) de História da Educação, como um mesmo material pode dar origem a várias interpretações e o valor histórico do Boletim, como fonte de pesquisa para a formação do professor. A publicação também é fundamental, mais particularmente, aos pesquisadores que realizam estudos históricos sobre grupos escolares e sobre a imprensa pedagógica.Este livro oferece ao leitor uma coletânea de artigos que analisam, sob diferentes perspectivas, uma única fonte histórica: o Boletim Vida Escolar, publicado pelo Grupo Escolar de Lavras, entre 1907 e 1908, em Minas Gerais. O objetivo é mostrar, principalmente para pesquisadores (estudantes e professores) de História da Educação, como um mesmo material pode dar origem a várias interpretações e o valor histórico do Boletim, como fonte de pesquisa para a formação do professor. A publicação também é fundamental, mais particularmente, aos pesquisadores que realizam estudos históricos sobre grupos escolares e sobre a imprensa pedagógica.Este livro oferece ao leitor uma coletânea de artigos que analisam, sob diferentes perspectivas, uma única fonte histórica: o Boletim Vida Escolar, publicado pelo Grupo Escolar de Lavras, entre 1907 e 1908, em Minas Gerais. O objetivo é mostrar, principalmente para pesquisadores (estudantes e professores) de História da Educação, como um mesmo material pode dar origem a várias interpretações e o valor histórico do Boletim, como fonte de pesquisa para a formação do professor. A publicação também é fundamental, mais particularmente, aos pesquisadores que realizam estudos históricos sobre grupos escolares e sobre a imprensa pedagógica.