O livro O Ator Radical - Fabulação, Presença e Mito, de José de Ipanema, publicado pela Editora Porto de Ideias, conta com arte da capa e contracapa do diretor de teatro Yuri Yamamoto, prefácio da Profa. Dra. Fran Teixeira, texto da orelha da Profa. Dra. Mônica Marçal e texto da contracapa do Prof. Dr. Zeca Ligiéro. Fruto da dissertação de Mestrado em Artes Cênicas defendida em 2012 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob orientação do Prof. Dr. Zeca Ligiéro, a publicação analisa o trabalho do ator radical a partir de dois espetáculos criados de acordo com os procedimentos da poética Teatro Radical Brasileiro (TRB): A Divina Comédia de Dante e Moacir e Bravíssimo. Ambas as peças contam com criação, atuação e dramaturgia de Ricardo Guilherme, cuja trajetória de mais de 40 anos se multiplica entre as funções de ator, diretor, dramaturgo, jornalista, pesquisador do teatro cearense e professor da UFC. A poética Teatro Radical Brasileiro (TRB) é uma criação artística absolutamente original, genuinamente brasileira e praticamente desconhecida do grande público e também das classes artística e acadêmica. O treinamento e a técnica do ator do TRB, observados pelo prisma de sua capacidade de fabulação e de sua presença cênica, além do mito encarado como ferramenta criativa para a apresentação da brasilidade, representam o cerne do livro. Esses conceitos são desenvolvidos fundamentalmente à luz dos estudos de Hans-Thies Lehmann sobre a fábula brechtiana (2009), de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a produção de presença (2010) e de Nicolas Bourriaud sobre a altermodernidade (2011).