O conjunto de textos reunidos neste livro apresenta uma visão panorâmica da políticas de educação superior em curso na América Latina, privilegiando o estudo dos casos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. Tais políticas possuem algumas características fundamentais, merecendo destaque as seguintes: preocupação exacerbada com a qualidade de ensino; avaliação contínua dos sistemas universitários; reordenamento dos dispositivos jurídicos reguladores das relações entre ensino superior, Estado e sociedade, tomadas de posições cada vez mais demarcadas por parte dos diferentes atores sociais frente ao contínuo processo de privatização que se observa; orientações totalizadoras das agências de fomento internacionais; estabelecimento de mecanismos e de instâncias que visam ao reconhecimento de diplomas entre vários países da região; contínuo deslocamento da fronteira público-privado; performance e simulacro como estratégias de sobrevivências na/da Universidade contemporânea. Novas Perspectivas nas Políticas de Educação Superior na América Latina no Limiar do Século XXI constitui-se em leitura obrigatória aos estudantes de humanidade e a todos aqueles interessados nos rumos atuais e futuros desse nível de ensino.