Soluções, velocidade, excelência, ser competitivo e crescimento contínuo. Essas são as palavras do momento que ficarão em evidência nos próximos anos. As tecnologias existentes até os anos finais do século passado não estavam correspondendo integralmente a essas demandas. Se surge um problema, a solução é esperada em pouco espaço de tempo. Inclusive já existem posições de importância rotuladas gerência de soluções. A velocidade é um imperativo disseminado por toda a organização. Se um processo crítico demanda 25 horas e 32 minutos, a expectativa é de se reduzir o máximo possível para que a organização possa mais rapidamente atingir suas metas. Excelência, competitividade e crescimento contínuo serão alcançáveis na medida em medida em que se alcance a velocidade desejada e as soluções surjam, muitas vezes, como num passe de mágica. A gestão de processos chegou para permitir que as organizações alcancem a excelência e daí o crescimento. Tecnologias existentes têm condições para alcançar esses propósitos e, certamente, algumas não têm condições de impor a velocidade desejada e as soluções surjam, muitas vezes, como num passe de mágica. A atualização e revisão desta 3ª edição, com a inclusão da gestão de processos, não só em capítulo específico, mas também nos demais capítulos, vai oferecer condições para que alunado e profissionais busquem e encontrem caminhos para o sucesso pessoal e profissional e, por via de conseqüência, benefícios para os negócios das organizações.