Exame dos meios pelos quais os princípios e valores actuam, reciprocamente, no domínio da ciência e do ensino da ciência. Observação de alguns dos contextos espirituais, morais, sociais e culturais, no âmbito dos quais a ciência se desenvolveu, e reflexão sobre a forma como estes aspectos podem influenciar a preferência por uma teoria científica. Variados episódios históricos proporcionam material de referência, com vista a mostrar nitidamente a importância da história da ciência no ensino da mesma. A interacção entre a ciência e os princípios religiosos é, igualmente, analisada, a fim de clarificar a natureza, o poder e as limitações da ciência, bem como o lugar que esta ocupa nas mais diversas matérias. Uma obra fundamental, num tempo em que se está a dar um grande ênfase a tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento espiritual, moral, social e cultural dos indivíduos, sem perder a força da indispensabilidade da ciência. MICHAEL POOLE, especialista em divulgação sobre os princípios e valores na ciência, encontra-se, actualmente, no King´s College, Londres. O seu interesse na investigação compreende a interacção entre a ciência e a religião, com referência especial ao contexto pedagógico.