O interesse central deste livro está na investigação de processos educativos que os surdos vivenciam no ambiente escolar. Esses processos são aqui considerados como parte das condições de constituição da subjetividade. Nesse sentido, importa examinar os discursos circulantes sobre surdez, os projetos socioeducacionais em que se inserem as propostas de escolarização, a qualidade das interações sociais, a abordagem da diferença nas situações escolares cotidianas, as possibilidades ou limites de funcionamento dialógico do surdo no encontro com diferentes interlocutores, e as formas de atuação pedagógica.O livro propõe-se a contribuir para o debate de problemas teóricos e a reflexão sobre linhas de ação que preocupam educadores em geral, professores de alunos surdos, familiares de surdos e pesquisadores da área. Ao mesmo tempo, pelos temas tratados, os textos estão endereçados, de forma direta, também a outros segmentos, vinculados à atuação acadêmica ou profissional, nos campos da Linguística, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Fonoaudiologia.