Superando as Armadilhas da Comoditização (originalmente publicada pela Harvard Business Press) é uma obra de alerta para os empresários cujos negócios estão caindo na armadilha da comoditização - uma forma insidiosa de hipercompetição capaz não apenas de tirar sua empresa do mercado, como abalar um setor inteiro e destruir diversos mercados. O fato comprova-se já na realidade econômica brasileira, onde diversos setores vivem a invasão de produtos a baixo custo (principalmente chineses), o que inviabiliza uma concorrência justa e saudável. Richard A. D'Aveni já esteve na lista dos 50 maiores pensadores de gestão do mundo (publicada pela CNN.com, pelo The Times lodrino e Times of India) e para ele é indispensável que as empresas reconheçam como e quando essa comoditização ocorre, de modo que elas possam reestruturar seu mercado. Superando as Armadilhas da Comoditização é destinado a empresários que vivem um ou mais das seguintes situações: 1. A empresa está sempre aprimorando os benefícios dos produtos e abaixando os preços apenas para não perder terreno em relação aos concorrentes; 2. A empresa se vê forçada a diminuir a qualidade para acompanhar preços cada vez mais declinantes em seu setor; 3. A empresa não consegue mais estabelecer um preço especial para seu produto. Fundamentado em uma pesquisa aprofundada a respeito de mais de 30 setores, D'Aveni revela as três armadilhas de comoditização mais comuns enfrentadas pelas empresas, oferecendo algumas estratégias testadas em campo: o A armadilha da deterioração. Como driblar o poder dos concorrentes inferiores que oferecem descontos. o A armadilha da proliferação. Como se defender de várias ameaças contra a sua posição competitiva. o A armadilha da escalada. Como reverter, aproveitar ou restaurar o ímpeto do mercado a seu favor.