Para permitir que professores planejem suas aulas em bimestres,trimestres ou semestres, a coleção foi dividida em quatro unidades, cada umadividida em três capítulos. Os conteúdos valorizam o conhecimento prévio eestimulam o posicionamento crítico dos alunos, que passam a compreender que sãosujeitos da História. Fontes históricas, como relatos, fotos e textosliterários, são amplamente utilizadas de forma a favorecer o aprendizado. Atividades sobre os principais temas trabalhados sãoapresentadas ao longo dos capítulos e ao fim deles, favorecendo asistematização dos conteúdos trabalhados e possibilitando que os alunosapliquem o que foi aprendido em outros contextos. O projeto visual apresenta recursosgráficos que destacam cada seção e valorizam as fotografias e as ilustrações, contribuindopara a compreensão dos conteúdos e tornando a coleção atraente para crianças. Osvolumes contam material complementar: no 2º e 3º anos, cartonados e adesivos compõemjogos e complementos para as atividades dos livros; no 4º e 5º anos, miniatlashistóricos referentes ao conteúdo de cada volume dão suporte às aulas e aoaprendizado dos alunos