De forma reflexiva, este texto aborda a questão da formação inicial de professores para a inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais, a partir da legislação implementada nos anos de 1996. Pesquisa uma disciplina do curso de Pedagogia que trabalha com a temática que possibilita a construção de saberes docentes para uma prática inclusiva. Foi evidenciado com o estudo a necessidade de rever as metodologias para o desenvolvimento das aulas ofertadas na graduação, tendo em vista as demandas do mundo contemporâneo de abordagens mais ativas no processo de ensinar. A Metodologia da Problematização, perspectiva utilizada para a pesquisa desponta no contexto educacional, colocando o aluno para o centro do processo educativo, por meio da identificação e análise de problemas, visando à elaboração de questões e a busca de informações para ampliar, responder e problematizar a realidade. Sua aplicação inicial foi na Escola de medicina da Universidade McMaster (Canadá) no final dos anos 1960. Utilizou-se como referência o método de casos de ensino da escola de Direito da Universidade de Harvard (EUA) na década de 1920 e da Universidade Case Western Reserve (EUA) nos anos de 1950 para o ensino de Medicina. Os resultados da aplicação na Educação mostram que a disciplina trabalhada nessa perspectiva favorece a construção de conhecimentos teóricos mais articulados com a realidade observada, a compreensão sobre a valorização da implementação do trabalho coletivo nas escolas para a discussão e efetivação de práticas mais inclusivas, a construção de um projeto político mais inclusivo e a inserção de conhecimentos teóricos e práticos com a temática da inclusão desde o começo da formação inicial.