O livro é resultado de uma relevante experiência tecida pela parceria acadêmico-científica entre pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Estadual da Bahia (UEBA) e seus Grupos de Pesquisa. Contou com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização/UFSM. A partir deste intercâmbio, a obra está organizada de modo a estabelecer a troca de experiências/saberes sobre as temáticas da formação de professores, histórias de vida, exercício da docência no meio rural, artes de viver e o cuidado de si, alfabetização e letramento e suas relações com o meio rural, multisseriação, trabalho e identidade docente.