Esta coletânea, intitulada O reflexo perdido e outros contos insensatos e organizada, traduzida, prefaciada e anotada por Maria Aparecida Barbosa de Reflexões do gato Murr, também publicado pela Estação Liberdade, propõe um recorte abrangente e revelador da obra de E. T. A. Hoffmann (1776-1822). Os textos atestam o virtuosismo estilístico e temático do autor, que se tornou um dos principais expoentes do Romantismo alemão por sua originalidade, irreverência e iconoclastia. A difusão das fronteiras entre realidade e ficção, a intertextualidade com seus contemporâneos (inclusive emprestando personagens de outros autores), o teor filosófico com que envolve seus temas fantásticos e de horror: essas são algumas marcas de Hoffmann que tiveram grande influência na literatura alemã posterior a ele. Sobre o princípio que permeia esta edição, o prefácio da organizadora, citando o autor, explica: a poesia deve estar imbuída de fecunda fantasia, as personagens cheias de vida devem ter feições plásticas delineadas de modo a envolver com força mágica [...]. Está incluída na coletânea a narrativa fantástica O Homem-Areia, que tornou Hoffmann conhecido no Brasil (indiretamente, uma vez que o texto é citado por Sigmund Freud em seu ensaio Das Unheimliche [O Inquietante], que trata da literatura que causa medo). Outro clássico em nova tradução é O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, selecionado não pelo exclusivo fato de ter imortalizado Hoffmann no âmbito do balé, como explica o prefácio, mas também por ser um conto de horror que explora de maneira vertiginosa a inclusão de personagens duplos.