Costuma-se dizer que o campo teórico-científico brasileiro sofre de dependência acadêmica em relação às proposições teóricas dos países centrais. Esta característica, típica de países colonizados, não é exclusiva da área educacional, revelando-se também nas esferas política, econômica e cultural. A gravidade disso não parece estar na importação de conceitos e concepções daqueles países, mas na apreensão de ideários e práticas sem a atitude crítica necessária ao processo de assimilação daquilo que tenha sido, originalmente, concebido para contextos histórico-sociais distintos dos países periféricos este caso específico, das regiões de fronteira. Para os leitores preocupados com esta constatação, esta obra deverá propiciar a certeza de que o exercício do debate crítico, aos poucos, vem se avolumando no meio científico brasileiro, adquirindo almejados ares de cidadania. Os autores desta coletânea, partindo de diferentes pontos de vista teórico, com base na especificidade de cada área, esforçam-se, cada qual ao seu modo, para discutir, crítica e interdisciplinarmente, seus objetos de estudo, no contexto da fronteira trinacional Brasil-Paraguai-Argentina. Para preservar a diversidade de abordagens empreendidas, foram mantidos os estilos de escrita de cada autor (impessoal ou primeira pessoa), em respeito às distintas preferências teórico-metodológicas de cada campo de estudo. Que todos os leitores ? tanto aqueles cujas pesquisas e atividades práticas sejam objeto das análises aqui empreendidas quanto os que se iniciam nesta jornada ? possam usufruir da leitura desta coletânea e tirar o proveito necessário à ampliação das discussões propostas. "A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele." (Paulo Freire)