Caro leitor, propomos nas páginas que compõem este livro uma incursão lúdica e pedagógica sobre as atividades circenses, trazendo propostas de jogos pelas mais diferentes temáticas desta ancestral arte corporal, que é o circo. Os jogos aqui apresentados foram elaborados de modo a que possam ser desenvolvidos nos distintos espaços pedagógicos, mesmo por aqueles que nunca vivenciaram a arte circense. As ilustrações que seguem cada um dos jogos aparecem como um elemento facilitador e ao mesmo tempo como um recurso visual que busca a maior interação entre a Educação Física e as artes do circo. Temos nessa iniciativa o resultado de nossa preocupação, não tão recente, de pensar pedagogicamente as atividades circenses quando se pretende sua inserção no âmbito educacional, e também enquanto prática de lazer ou mesmo profissional. Um esforço que pretende, em suma, respeitar o contexto sociocultural das artes, em particular das artes do circo, e também da escola e dos espaços onde vemos sua aplicabilidade, bem como dos limites que eventualmente estes locais e os profissionais que neles operam possam ter. Não podemos deixar de dizer que é notável, especialmente na última década, o aumento dos profissionais que abordam as atividades circenses em suas aulas. Esperamos que estes jogos lhes sirvam de instrumento para alcançar seus objetivos pedagógicos e, ao mesmo tempo, lhes inspirem a criar novas experiências lúdicas para seus alunos, como um exercício diário de observação das inúmeras possibilidades que temos ante nossos olhos, e que frequentemente temos dificuldade em executar por conta de um cotidiano pouco propício à criação e, por conseguinte, à educação estética, lúdica e motora. Respeitável público, senhoras e senhores, comecemos, portanto, a aula. Nada de dores, só risos. Criança pode aprender como criança. Escola pode ter cara de circo.