A inter-relação entre teoria, ensino de língua e relevância social da lingüística permite múltiplas abordagens. Essa multiplicidade está presente neste livro, A relevância social da lingüística - Linguagem, teoria e ensino, no qual C. A. Faraco, Ma do Rosário Gregolin, G. Müller de Oliveira, T. Gimenez e L. C. Travaglia se concentram sobre a necessidade de uma educação lingüística de qualidade, a partir dos desafios postos pela realidade lingüística brasileira e, nela, pela contribuição social que os lingüistas podem dar. Trata do crescente interesse pelas discussões sobre a utilidade dos estudos lingüísticos e a relevância social dos lingüistas e apresenta considerações sobre os estudos de linguagem contra o pano de fundo do ensino e aprendizagem de língua. Busca-se saber se os postulados que defendemos se fundamentam ou não, se nossos trabalhos têm sido proeminentes para a sociedade ou se estamos nos eximindo da função político-social humana, que é maior ainda no caso do pesquisador. O tema é rico para aprofundarmos nossa busca de alternativas pedagógicas que permitam pôr a escola na vanguarda, sensibilizando as crianças e os jovens para a variação e para seus sentidos sociais e culturais; contribuindo para uma reconstrução do nosso imaginário nacional sobre a nossa realidade lingüística e, acima de tudo, combatendo a violência simbólica que ainda atravessa nossas relações sociais.