A presente obra apresenta resultados de investigações desenvolvidas no âmbito de grupos de pesquisadores vinculados a três universidades paulistas: USP, UNESP e UNICAMP, que, em conjunto, abordam as características, o funcionamento e os produtos do vasto mercado formativo dirigido aos professores da Escola Básica, mercado este em expansão no Brasil nas últimas duas décadas. Os produtos e serviços que compõem esse mercado - tais como cursos nas modalidades presencial, semipresencial e online, revistas, para mencionar alguns - colocam em circulação capitais que assumem dimensões econômicas, mas também simbólicas. A circulação de bens simbólicos acresce em complexidade a compreensão desse empreendimento que reúne instâncias diversas em torno da formação de professores, como as universidades, secretarias de educação, agências de avaliação e fomento do ensino superior, organismos internacionais, sindicatos e associações docentes, além de editoras e empresas privadas. A coletânea inclui, também, textos de dois autores convidados, cujas contribuições têm sido fundamentais para a discussão que propomos sobre o mercado de formação docente.