As novas tecnologias apresentam-se como instrumentos eficazes e adequadas à realidade social. A escola não poderia ficar alheia a essa discussão e tem assistido a inúmeras experiências no sentido de empregar corretamente o uso do computador de maneira integrada com o projeto pedagógico institucional. O computador é um instrumento multifuncional que pode executar programas com imagens, sons, animação e textos, de modo interativo e integrado e pode contribuir significativamente para as práticas pedagógicas. A Internet, por sua vez, possibilita a utilização dos recursos digitais para além das fronteiras da sala de aula. O novo aluno pertence a uma geração digital e pode assimilar com mais facilidade o uso desses recursos. Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como poderosa ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos Informatizados, Linguagem de Programação para crianças, Software Livre, Software Educacional, Mapas Conceituais, EAD, Ambientes Virtuais, Ferramentas Digitais de Comunicação, WebQuest, Comunidades Virtuais, Acessibilidade, Objetos de Aprendizagem e Games são assuntos abordados por educadores atuantes na área de Informática Aplicada à Educação e que trazem aqui suas experiências e metodologias no uso destes recursos.