Como qualquer outra organização do setor de serviços, uma Instituição de Ensino Superior - IES, privada, precisa ter sustentabilidade financeira, satisfação de clientes - alunos, aprendizado e crescimento do seu capital humano e processos internos que a conduzam a excelência com eficácia operacional. Por se tratar de uma organização de difusão do conhecimento que atribui competências às habilidades dos seus clientes - alunos, na prestação de serviço - ensino de qualidade, do produto - curso, necessita de uma ferramenta que busque o equilíbrio de indicadores sociais e de conhecimento, com os de cunho financeiro. Sem esse equilíbrio, a sua perpetuidade se vê ameaçada num cenário altamente concorrente, pois os indicadores não-financeiros são mais voltados ao longo prazo pelo fato de serem estratégicos - visionários, ao passo que os indicadores puramente financeiros são mais voltados ao curto prazo. A metodologia desenvolvida para este setor consistiu na adaptação das quatro perspectivas de Kaplan e Norton, e a criação de mapas estratégicos específicos para as IES privadas, objetivos estratégicos e, por fim, indicadores de resultados inerentes ao setor. A proposta construída nesta obra tem o propósito de subsidiar os gestores da educação, com uma ferramenta que contribua para a profissionalização tão requerida no setor de ensino, baseada na gestão de indicadores estratégicos de longo prazo, que busca uma melhoria significativa em relação às práticas convencionais.