Perspectivas metodológicas e epistemológicas em pesquisas educacionais nos apresenta direcionamentos epistemológicos acerca de pesquisas em educação no Centro-Oeste do Paraná. Ao invés de se manter um foco estreito sobre práticas pedagógicas, os textos nos convidam a refletir sobre a diversidade educacional tendo como enfoque agregador a cultura. Nesse sentido, a coletânea desdobra-e sobre a pluralidade da cultura escolar, infantil, estética, comunitária, do campo e de tecnologias educacionais.Pensar a cultura dialeticamente no fazer humano significa refletir sobre dinâmicas educacionais abertas às experiências sociais, tanto no contato imediato, mediato e por diferentes historicidades. Se por um aspecto apresenta-se a formação de professores para a educação infantil, por outro se faz presente a dimensão de tecnologias de informação na educação gerando novas reflexões sobre a prática pedagógica. Por isso, observamos que é imprescindível a partir da conjuntura da educação brasileira uma postura crítica da formação docente, contra o deslumbre ou enaltecimento de enfoques isolados, mas incisiva sobre como cada campo de pesquisa educacional oferece dinâmicas culturais diferentes e novos instrumentos de interpretativos.