Educação, (auto) Biografias e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si é um livro escrito com a vontade de dizer com alma, de purgar experiências e vivências compartilhadas na interação daqueles e com aqueles praticantes da vida com a diversidade. Tem o desejo de convidar a uma travessia por histórias de vida e inclusão na escuta de si e do outro, no querer dizer que se faz na relação de aproximação, de estranhamento, de desnaturalização da vida cotidiana. Seus autores, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa intitulado Educação Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI), apresentam as marcas vividas no erguer aqueles com quem ladrilham, passo a passo, na edificação do bem sonhado no coletivo para o engajamento social. Recolher-se para voltar-se ao e com o outro, para si e para o outro, no exercício do aprender a conviver, a ser, a conhecer, no para aprender e reaprender o dia a dia nos plurais espaços de aprendizagem. São textos cujos nascedouros dizem da comunidade humana, e cujo propósito é compartilhar a superação do olhar estigmatizante sobre o outro, da leitura das práticas pela via da acessibilidade, da eliminação de barreiras atitudinais, da viabilização da cultura da paz. Após experiências construídas na região de fronteira onde as diversas formas de saber e de fazer se tocam os autores imprimiram a escrita para a partilha e o propósito de permitir mudanças na relação entre os sujeitos da vida na educação, na aprendizagem, na produção do conhecimento.