Desde a LDB de 1996 que estabelece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, é um desafio compreender a especificidade educacional da creche, tanto para a proposição de políticas públicas quanto para a organização das práticas cotidianas. Neste contexto, é urgente apontar o que pode o bebê. De modo geral, ele é reconhecido pela falta (ainda não fala, não anda etc.). O propósito principal deste livro é focalizar os gestos e expressões relacionais das crianças pequenas, a partirda perspectiva da educação como movimento de acompanhar e dialogar com o bebê e do cuidado como ética, postura de atenção do educador a si e ao outro-criança. Portanto, o livro interessa tanto aos profissionais que atuam com as crianças, como aos responsáveis pela formação de professores e organização de políticas no campo da Educação Infantil.Desde a LDB de 1996 que estabelece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, é um desafio compreender a especificidade educacional da creche, tanto para a proposição de políticas públicas quanto para a organização das práticas cotidianas. Neste contexto, é urgente apontar o que pode o bebê. De modo geral, ele é reconhecido pela falta (ainda não fala, não anda etc.). O propósito principal deste livro é focalizar os gestos e expressões relacionais das crianças pequenas, a partida perspectiva da educação como movimento de acompanhar e dialogar com o bebê e do cuidado como ética, postura de atenção do educador a si e ao outro-criança. Portanto, o livro interessa tanto aos profissionais que atuam com as crianças, como aos responsáveis pela formação de professores e organização de políticas no campo da Educação Infantil.