Este livro dá continuidade à série Caminhos para transformação da escola iniciada em 2010 pela editora Expressão Popular. Em seu terceiro volume, a série vai se configurando como um espaço de divulgação de práticas e discussões teóricas atuais feitas em torno da escola de educação básica e seus processos de transformação de conteúdo e forma, pensados e conduzidos desde o ponto de vista social e humano dos trabalhadores a que estas escolas se destinam. O objetivo é estabelecer diálogos e possíveis intercâmbios colaborativos entre diferentes movimentos e sujeitos coletivos que têm buscado tomar em suas mãos a tarefa de pensar e fazer a educação dos trabalhadores, do campo e da cidade, desde seu projeto de classe, resistindo às ofensivas cada vez mais vigorosas da pedaogia do capital e assumindo, desde suas práticas, a luta em defesa da escola pública, de gestão pública e popular. Neste livro, o foco de reflexão está na organização do trabalho pedagógico, no desafio específico de pensar uma lógica de composição do Plano de Estudos (currículo) da escola de educação básica que inclua os diferentes elementos da matriz formativa assumida por educadores que buscam vincular o trabalho educativo aos objetivos de um desenvolvimento humano mais pleno para todos e à formação de lutadores e construtores de novas relações sociais, baseadas na igualdade, na justiça e no respeito à diversidade entre os seres humanos e na natureza. A reflexão sobre elas se faz a propósito de sistematizar passos dados em um experimento pedagógico que está sendo desenvolvido nas Escolas Itinerantes dos Acampamentos de Reforma Agrária, vinculadas ao projeto político e pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.