Esta obra sobre a América Latina é o resultado de um vasto projeto da UNESCO de estudar a cultura universal na especificidade de seus conjuntos culturais. No caso da América Latina, os produtos de sua elaboração neste domínio, tão relegados e mal conhecidos até há pouco, recebem naturalmente um lugar à parte neste plano, não só por causa das injustiças e das distorções de que foi vítima no passado, mas principalmente pela quantidade atual de sua crescente influência no mundo. É claro que sob este ângulo a Literatura ocupa um lugar privilegiado e foi a partir de seus textos que os promotores desta realização iniciaram o seu trabalho. Dois enfoques fundamentais serviram de lume para os ensaios aqui reunidos: a) considerar a América Latina como um todo integrado pelas atuais formações político-nacionais; b) considerar a região a partir de sua contemporaneidade remontando ao passado, isso sim, quando seja necessário para compreender o presente. Com base em tais parâmetros que são os de um levantamento de auto-reconhecimento e não simplesmente os de uma fixação puramente objetiva de características e aspectos vistos à luz da crítica, alguns dos principais críticos e autores latino-americanos como Antônio Houaiss, Emir Rodrígues Monegal, Ramón Xirau, Severo Sarduy, Fernando Alegría, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Lezama Lima e outros, compuseram este quadro no qual se preocupa salientar a presença da América Latina em sua Literatura, ou seja, não propriamente a sua cultura em si, estilos, evolução, inventário de obras realizadas, mas a própria América Latina em ou através dessas manifestações culturais.