Esta obra tem por objetivo renovar o ensino e a aprendizagem das ciências e da tecnologia no ensino pré-escolar e Básico 1.° ciclo, numa direcção que está de acordo com as actuais orientações da didáctica das ciências. Deste modo, todos as aspectos da didáctica, isso é os saberes, a aprendizagem, o ensino e a avaliação são abordadas segundo uma operacionalidade centrada na evolução das concepções dos alunos. Para, além disso, os inúmeros aspectos práticos da obra testemunham a importância dada à realidade concreta da sala de aula. A obra apresenta, sobretudo, os principais conceitos científicos aos quais é útil fazer referência, o mesmo sucedendo para as principais competências e estratégias que o ensino das ciências e da tecnologia visa adquirir e desenvolver. Aqui são expostas algumas teorias fundamentais, tais como o construtivismo didáctico, a transposição dedáctica e o contrato didáctico. Propõe igualmente um esquema de planificação de problemáticas que contém actividades funcionais, actividades de resolução de problema e actividades de estruturação. Por fim, fornece pontos de referência culturais em ciências e tecnologia e dá indicações preciosas a propósitos das linguagens das ciências e da tecnologia, da integração das matérias, da utilização, das tecnologias da informação e da comunicação, bem como da avaliação das aprendizagens. Os anexos tratam das principais dificuldades de aprendizagem em ciências e tecnologia, apresentam conselhos para que as actividades se desenvolvam com toda a segurança e fornecem uma lista exaustiva das freqüentes concepções dos alunos e das actividades de aprendizagem que favorecem a sua evolução. Ensinar ciências e a tecnologia nos ensinos pré-escolar e básico 1.° ciclo é, sem duvida alguma, uma obra de referencia para os estudantes das ciências da educação, dos cursos de professores e educadores, os professores em exercício e par todos aqueles que se interessam pelas melhores formas de ensinar as ciências e a tecnologia as crianças.