Esta é uma obra que pela primeira vez em nossa medicina, unicamente utiliza o algoritmo como recurso didático. Algoritmo: "conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em número finito". Aqui, o raciocínio lógico é aplicado à clínica e ao tratamento dos mais diversos problemas que acometem as crianças e os recém-nascidos gravemente infermos. Foi idealizado com o envolvimento de três grandes serviços universitários: UTI/Neonatologia/Emergência Pediátrica do Hospital São Paulo-Universidade Federal de São Paulo-EPM, UTI/Neonatologia/Emergência Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, UTI/Neonatologia/Emergência Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e com total apoio dos Professores Flávio Adolfo Costa Vaz e Rosana Fiorini Puccini. Portanto, para um bom pedagogo este é o método de excelência do ensino, ora aplicado ao presente trabalho, como se viu, a clínica terapêutica.