Este livro defende que, com conceitos e atitudes que estejam alocados dentro deste século xxi, podemos contribuir com a resoluçãodos problemas relacionados à educação que vêm sendo vivenciados presentemente. para tanto, valorizamos o uso da ludicidade no formatode jogos educacionais como catalizadores na promoção de um, digamos, "salto quântico", que pode auxiliar no estabelecimento do sincronismosupracitado. essa possibilidade se dá em razão de há várias características presentes nos jogos que corroboram o entendimento de que existeuma sinergia entre jogar e aprender. para o professor e psicólogo spencer kagan, os educadores da atualidade estão sendo desafiados a incorporar mudanças em suas estratégiasinstrucionais. o desafio é desenvolver um currículo rico, dinâmico e inovador, levando a uma constituição de estruturas de aprendizagem sistêmicas. tais estruturas, quando inseridas em sala de aula, são capazes de tornar os alunos mais ativos em relação à sua aprendizagem, pois os colocam como protagonistas diante do processo de apropriação deconhecimentos distintos. em consonância com o exposto, os jogos vão ao encontro dos ideais preconizados por spencer kagan, pois eles atuam como estratégias ou recursos instrucionais que possuem elevado potencial para fornecer aprendizagens de temas ou conteúdos com diferentes complexidades, precisando, para tanto, de um rigoroso planejamentodidático sobre a atividade lúdica que deseja promover. o campo do desenvolvimento e da utilização de jogos educacionais no brasil é amplo. cada vez mais, os jogos fazem parte da rotina dos espaços de ensino formal e informal e isso pode ser facilmente constatado ao observar as inúmeras publicações de cunho acadêmicocientífico que legitimam esse quadro referente à inserção da ludicidade nos diferentes níveis de ensino. i