Os nove artigos que compõem a presente coletânea apresentam os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito de acordo CAPES/COFECUB, centrados na investigação de gêneros e formatos televisuais. Têm assim, em comum, não apenas o objeto empírico de estudo - os processos comunicativos televisuais -, como as tentativas de definição desses dois conceitos, tão caros a quem se interessa por esse tipo de produção midiática. A televisão é um mercado de discursos. Deve ser considerada e examinada, antes de tudo pela sua capacidade de gerar mundos, realidades cujo caráter é discursivo. Acredita-se na existência de uma relação estreita entre essas realidades discursivas e os gêneros televisuais. A seleção do(s) plano(s) de realidade sobre o(s) qual(is) se vai operar, aliada ao regime de crença proposto e ao tom, isto é, às inflexões conferidas à realidade a ser enunciada - seriedade, humor, ironia, etc. - seriam os elementos definidores da promessa de que fala Jost, veiculada pelo nome de gênero.