De antemão não compreendo porque dos autores terem me escolhido para prefaciar o presente trabalho, julgo ser eu o homenageado, frente o carinho e a admiração que tenho por todos, além do brilhantismo e da relevância do trabalho. A palavra educação além do significado consagrado pelos dicionários de língua portuguesa deveria refletir atualidade, modernidade e tecnologia, pois avalio que ser educador é preparar ou embasar o aluno para que possa usufruir do mundo em que se vive em sua totalidade, e hoje em especial, um mundo tecnológico. Neste viés o trabalho vem a reforçar a importância do professor de promover o uso das tecnologias como suporte para uma melhor prática pedagógica, principalmente quando falamos em ensino da matemática, disciplina ora não apreciada por grande parte dos alunos. A grande pergunta por trás do trabalho é como fazer o uso da tecnologia como ferramenta didática? e de forma bem explicita os autores apresentam como sugestão o software GeoGebra no ensino de conteúdos Geometria Analítica: Ponto e Reta, Circunferência e Cônicas. Ainda não obstante da realidade estes vão em busca de uma resposta secundária e ora relevante ao assunto que seria condescendente a aplicação dessa ferramenta para o ensino do conteúdo? Diferentemente de muitos trabalhos de conclusão de curso além de embasamento teórico, relevância acadêmica, o trabalho traz sugestões práticas para o professor. Pondero que o leitor após apreciar a introdução, o referencial teórico, resultados e discussão, a geometria dinâmica encontrará no capítulo 5 sobre as atividades propostas, sugestões que podem e devem estar presente no planejamento do professor.