A proposta de trabalho da coleção é diferenciada: o aluno primeiro experimenta a técnica a ser estudada na unidade e depois tem referências sobre ela. Em seguida conhece obras de artistas e recebe informações que fixam os conceitos experimentados. Criança e Arte estimula a expressão criativa do aluno e a criticidade na interpretação de imagens.

O volume 3 tem seis unidades: “Colagem”, “Alto e baixo-relevo”, “Cores complementares, o preto e o branco – cores vibrantes”, “Gravura”, “O que está atrás, o que está na frente” e “O que está longe, o que está perto”.

O livro traz seções e recursos diferenciados. Entre eles:
Experimente: exercícios introduzem técnicas e materiais diversos. O estudante chega ao conhecimento pela prática. Neste volume, entre outras técnicas: colagem com sucata, grãos e folhas de árvores; mosaico com papel colorido; modelagem; maquete; pintura com giz de cera; gravura; desenhos com perspectiva.
Conheça outras experiências: a técnica experimentada é agora mostrada em obras de diversos artistas. Perguntas orientam a observação e a interpretação das obras.
Quem é o artista: um dos artistas estudados na unidade tem sua biografia apresentada. Neste volume: Pablo Picasso (colagem), Andy Warhol (cores), Rembrandt (gravura), Hélio Oiticica (profundidade), Di Cavalcanti (longe e perto).
Agora é com você: atividades que promovem a utilização dos materiais e das técnicas.
Você sabia? Técnicas ou detalhes de obras de arte são destacados e ampliam o estudo desenvolvido na unidade. Neste volume, entre outros temas: mosaico, relevo geográfico (produção de maquetes), ilusão de óptica, literatura de cordel, o estudo da proporção.