O livro de Metodologias Ativas no Ensino do Cuidado de Enfermagem Perioperatória, apresenta o cenário dessas metodologias no ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, especificamente na disciplina O CUIDADO NO PROCESSO DE VIVER HUMANO II: a condição cirúrgica. Por meio deste livro as organizadoras, professoras da disciplina, juntamente com demais autores com expertise na utilização dessas ferramentas no ensino, descrevem e pontuam questões históricas, atuais e a inserção dessas metodologias nos cursos de graduação da área da saúde, no ensino da enfermagem, além de conhecer a realidade dos movimentos mundiais no desenvolvimento destas ferramentas voltado para a educação. No transcorrer da escrita do livro, há uma breve discussão sobre as questões éticas no contexto do ensino em saúde e na graduação de Enfermagem, direcionadas ao contexto das metodologias ativas na educação/ensino em Enfermagem perioperatória. Assim, insere o leitor nas questões morais, éticas e legais que envolvem a aplicação e o desenvolvimento destas metodologias. Na sequência da apresentação dos capítulos, mostra-se a experiência dos docentes quanto a utilização da Aprendizagem baseada em equipes (team-based learning- TBL); Problem based learning; Role playing; Simulação clínica com paciente estandardizado; Simulação de Alta Fidelidade; Desenvolvendo o Objective Structured Clinical Examination-OSCE no ensino da disciplina do O CUIDADO NO PROCESSO DE VIVER HUMANO II: a condição cirúrgica. Os autores descrevem passo a passo como se desenvolve essas metodologias e a experiência na disciplina.