É sabida a crescente carência legislativa e doutrinária sobre as contratações por meios eletrônicos. Não se estabeleceu e nem se vislumbra, a curto prazo, uma harmonização do nosso ordenamento jurídico e também, de outros países, principalmente sobre comércio eletrônico que, entre diversificadas previsões vem se estabelecendo cotidianamente. Não obstante ser de conhecimento geral que o paradigma Internet é mais um desafio a ser vencido e que nossos jurisconsultos não se encontram inermes a problemática, a obra "Internet - Comércio Eletrônico" busca analisar este fenômeno, seu histórico, suas peculiaridades atuais frente a sociedade informatizada, as questões de segurança e privacidade que tanto aviltam os consumidores, trazendo explicações sobre assinaturas eletrônicas, infra-estrutura de chaves públicas e tecnologias biométricas. Sob o aspecto jurídico, analisa o "documento eletrônico" fazendo profunda reflexão sobre a necessidade de se ampliar o conceito de documento, indicando as características próprias face a está nova situação tecnológica e se há ou não necessidade de assinatura eletrônica e/ou certificações. Dos contratos, analisa os supedâneos dos paritários, comparativamente a modalidade de adesão para, finalmente, abordar os praticados por meio eletrônico. Por derradeiro, após breve análise da Lei n. 8.078 de 1990, há um estudo de caso fictício para que o leitor possa compreender melhor os momentos e dispositivos aplicáveis aos contratos praticados no business-to-consumer, até mesmo para as compras realizadas com sites que encontram-se fora do Brasil.