Esta coletânea pretende trazer uma significativa contribuição aos estudos sobre a atuação de Lourenço Filho, sua especificidade reside na fonte utilizada. Como afirma o professor Jorge Nagle, em seu prefácio, esta iniciativa é "louvável porque significa preocupação em preservar memória da escola brasileira - fato que já não é tão comum, ao lado do desaparecimento ou da simples destruição de documentação de passado, até o mais recente; mais ainda, louvável por preservar memória da escola brasileira, no caso, memória de natureza didático-pedagógica. Pois se trata de anotações de ex-alunas de Escola Normal, de Fortaleza, no início da década de 1920". Álbum com Pequenos Trabalhos de Pedagogia são dois cadernos elaborados pelas alunas normalistas contendo a recepção dos conteúdos ministrados na cadeira de Psicologia, Pedagogia e Didática, lecionada por Lourenço Filho, durante o ano letivo de 1923. Um caderno foi por elas dedicado ao professor Lourenço Filho, no dia 24 de novembro de 1923, na solenidade de formatura. O outro, ao Diretor da Escola Normal Pedro II e professor de Metodologia da Higiene Dr. João Hippolyto de Azevedo e Sá. Ao fazermos circular essas autorias, objetivamos partilhar uma cultura pedagógica que começou a ser esboçada no interior da tão jovem e já velha República do Brasil naquela década de 1920. Uma cultura que foi feita de modo entusiasmado, numa atmosfera política de mudança e construção da nação, onde a escola era 4 o local do ensaio e a normalista, depositária da esperança de uma nova educação de crianças. Tudo era novo, embora o modo de ensinar a novidade ainda fosse herdeiro da tradição. Palestrantes encheram auditórios e ouvintes ávidos estavam ali para aprender a fazer um modo novo de ensinar e ser social. As lições do jovem Lourenço Filho foram copiadas em silêncio pelas ainda mais jovens alunas da Escola Normal Pedro II. A forma ordenada com que ele as expôs, permitiu que as novas ideias fossem facilmente captadas e registradas nos cadernos. Guardados como relíquias e funcionariam, por uma década ou mais, como guias da nova ação pedagógica recomendada para receber os rumores revolucionários da década seguinte. Ao publicar os interessantes capítulos desta coletânea, queremos partilhar o nosso interesse por um momento dos mais significativos da construção da Escola Nova no Brasil.