O projeto de elaboração desta obra emergiu da inquietação da/os organizadora/es com respeito às estratégias e à qualidade das práticas avaliativas escolares. A emergência da preocupação com o avaliar aprendizagens, experiências e processos educacionais está na ordem do dia, donde o tema Avaliação Educacional ser alvo de intensas discussões tanto no Brasil, quanto em outros países. Este livro tem o propósito de socializar conceitos, reflexões e proposições referentes à avaliação para o enfrentamento do desafio de construção de um processo investigativo da aprendizagem escolar que esteja em sintonia com um planejamento necessário e flexível, elaborado e monitorado constantemente pelos/as professores/as. Visa promover uma reflexão sobre a problemática da avaliação, desvelar as causas dos processos de fracasso escolar e elencar indícios de superação desse quadro propondo a construção de uma avaliação pedagógica mais congruente com o pilar da emancipação cidadã contemporânea, na consideração dos direitos sociais e educacionais dos/as estudantes. Busca, nesta publicação, proporcionar reflexões sobre as práticas avaliativas através dos textos construídos pelos/as autores/as a partir de suas experiências e pesquisas acadêmicas, origem e produto de suas distintas trajetórias e saberes elaborados acerca dos processos avaliativos. Com esta publicação, esperam eles/as contribuir para a reflexão dos/as educadores/as em geral, suscitando discussões sobre o que seja avaliar a aprendizagem escolar, assim como avaliar de forma compartilhada, possibilitando-lhes momentos para (re)pensarem sobre as mudanças que vêm ocorrendo na educação e na prática pedagógica e em suas concepções sobre a avaliação educacional.