"Ensino de Matemática: uma história contada aborda um raro e importante conteúdo de estudo: o processo de modernização do ensino da Matemática no Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 1980. À primeira vista, pode parecer fácil discorrer sobre tal assunto, no entanto conhecemos o árduo trabalho de pesquisa da autora. Procurar fontes quase inexistentes, as quais seu persistente e arguto olhar de pesquisadora conseguiu localizar; descobrir, por meio do caderno de uma professora, o curso que Malba Tahan ministrou no estado, em 1958; identificar os primeiros professores de Matemática, seus métodos de trabalho, sua luta pela modernização de um ensino considerado difícil por muitos; investigar o que eram os cursos denominados Capacitação para Professores da Escola Normal ou Treinamento para Professores Leigos. Liliane recupera uma história quase perdida. Considero leitura obrigatória para todos os curiosos e estudiosos do assunto que desejem conhecer nosso passado, quase presente, dos meandros do ensino da Matemática. Professora doutora Marlúcia Menezes de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte"