Esta obra apresenta uma relevante abordagem da alfabetização e do letramento para além do cotidiano escolar, por compreendermos, que existem outras agências que não podem ser desconsideradas nesse processo. Para tanto, alguns pontos são tomadas como referência de reflexão ao longo da obra, destacando, sobretudo, ampla abordagem conceitual da alfabetização e do letramento, reflexão acerca da apropriação da leitura e da escrita e as relações com as práticas de letramento, bem como, a relação entre letramento social, escolar e as ações alfabetizadoras, pautado nos discursos, saberes e interações dos sujeitos. Aponta possibilidades para uma prática mais articulada, voltada para a ampliação dos espaços de aprendizagens. Destina-se a todos os profissionais da educação, principalmente aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aos estudantes de Pedagogia e Letras, bem como coordenadores pedagógicos e pesquisadores que se interessam pela temática. Com certeza esta obra se constitui uma grande referência para os leitores, pela sua ampla contribuição, sobretudo, por trazer aportes que garantem um repensar sobre as práticas pedagógicas no intuito de qualificar o processo de alfabetizar letrando a partir das experiências vivenciadas na vida cotidiana. Para tanto, a obra aponta para a necessidade de o professor priorizar o diálogo e, sobretudo, articular o conhecimento historicamente produzido com o contexto sociocultural concreto do estudante e sua família.