Esta obra aborda o setting terapêutico vivenciado por crianças e adolescentes durante o diagnóstico e atendimento psicopedagógico no espaço clínico e escolar, com relatos de vivências e narrações de experiências, ricamente trabalha­das, por meio de recursos inovadores que fomentam novas possibilidades de superação para as dificuldades escolares. A presente obra deseja compartilhar com professores, estudantes, acadêmicos, pesquisadores, escola e outros profissionais de áreas afins os saberes e novos paradigmas, propostas estas que, neste processo de construção, desconstrução, renovação ou reconstrução serão indispensáveis, as mudanças necessárias à realidade que circunda a sociedade atual, em seu contexto histórico, cultural e social, que não se esgota nesta obra, mas que precisa buscar o incentivo de novos pesquisadores para preencher as lacunas existentes nas práticas psicopedagógicas, em especial no processo de intervenção. Outra dimensão abordada na obra é o processo de intervenção, o diagnóstico em processo, os aspectos das dificuldades pedagógicas e de aprendizagem, o cuidado na elaboração do plano de intervenção, a significação destes processos como algo muito precioso, que precisa ser norteado para provocar a superação, o sucesso, tanto pessoal do educando quanto da escolarização, reconhecimento e valorização das aprendizagens. As crianças e adolescentes, enquanto inseridos na imersão da relação ensino-aprendizagem, necessitam ser significados em suas subjetividades, denunciar seus sofrimentos e dar voz as suas experiências.